domingo, 14 de outubro de 2012

Mães e avós da Praça de Maio resgatam mais uma neta

Às vésperas de completar seus 35 anos, o movimento Mães e Avós da Praça de Maio, na Argentina, anunciou a localização de mais uma criança desaparecida no período da ditadura militar (1976-1983). Ela é chamada de “neta 107” e filha de Maria de las Mercedes Moreno, capturada pelos militares argentinos à época. 

Cerca de 400 crianças sequestradas naquele período ainda não foram identificadas. Nos últimos 35 anos, as mães e avós da Praça de Maio conseguiram localizar 107 netos. Até hoje, todas as quintas-feiras, elas promovem manifestações na Praça de Maio, na capital argentina, em frente à Casa Rosada, exigindo notícias dos filhos e netos desaparecidos durante a ditadura militar.

Filhos de pais e mães presos e assassinados durante a ditadura argentina, essas 507 crianças foram colocadas para adoção durante os cinco anos de opressão no país. A “neta 107”, localizada agora, nasceu em 11 de outubro de 1978, na Maternidade Provincial, em Córdoba. Como muitas crianças, foi registrada como filha legítima de uma pessoa ligada ao regime militar. Desde que saiu da prisão, em 1979, Maria Mercedes tentava reencontrar sua filha.

Pouco se comenta sobre o assunto, mas aqui no Brasil nós também tivemos casos de sequestro de bebês de militantes presas. Um deles chegou a ser noticiado há algum tempo, mas nada em termos de apuração foi pra frente. Aqui o negócio é mais devagar. Vejam, por exemplo, a instalação da nossa Comissão Nacional da Verdade - a última a se instalar entre os 41 países em todo o mundo que viveram ditaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário